top of page

  ESCAMBOOK

escambo:

"troca de mercadorias sem que haja uso de dinheiro";

"qualquer tipo de troca e/ou permuta".

book:

produto, vício, artefato e estilo de vida que cada vez mais tem enriquecido poucos, e empobrecido muitos.

Criei Escambook (no início de 2023) para trocar livros com outros escritores. Desde então tenho procurado não só autores que admiro, mas também escritores e escritoras que ainda não li. A proposta pode vir daqui, ou daí.

Depois que batizei o projeto, descobri que o nome já foi usado por alguns grupos, aparentemente finados. Nem um deles tinha a ver com trocas exclusivamente entre escritores. Portanto, o projeto é mais original que o nome, hum?

Para que a troca seja ao menos financeiramente justa, os livros trocados devem ter preços e/ou número de páginas similares. Quando o livro de um escambooker for muito mais fino e/ou barato que o livro do outro trocador, é interessante que ele compense essa diferença agregando mais um ou mais livros à troca. Por exemplo, é saudável que um livro de 370 páginas que custa 70 reais seja "pago" com 3 livros de 20 e poucos reais.

Quando o escambo financeiramente satisfatório de livros não for possível, os escambookers podem negociar outras dádivas, incluindo cervejas, segredos, e favores, mas jamais dinheiro. Não porque o dinheiro é mau ou ruim: pra atiçar a criatividade!

Que  o ritual escambook se espalhe como um grande incêndio, para se tornar uma grandiosa ponte entre escritores brasileiros; uma troca de dádivas internacional; ou pelo menos um poderoso pacto entre escritores do mesmo  bairro.

E que os autores mais conhecidos ou famosos não se sintam ofendidos quando convidados pra escambookear. Um escambooker convida como quem quer dançar; como quem quer testar; ou apenas como quem quer poupar.

Acredito fervorosamente que as 10 maiores vantagens de se tornar escambooker são:

1) ler escritores ainda vivos

2) libertar exemplares ociosos

3) exercitar o desapego
 

4) conhecer pessoas

5) ser lido em vida por escritores

6) economizar dinheiro

7) apoiar autores pouco conhecidos (antes que seja tarde)

8) provar que bons escritores podem ser bons amigos, ao invés de meros ídolos, fãs, ou rivais

9) trocar presentes no Natal,  ou em aniversários

10) ter uma bela desculpa pra visitar um bar, outra cidade, uma nova alma, uma nova festa, ou pelo menos o correio mais próximo

antropólogos brasileiros
bottom of page